No seguinte texto eu vou falar sobre as diferenças e semelhanças entre a educação brasileira e argentina. Em primeiro lugar, eu acho que não há grandes diferenças entre os dois sistemas.
No Brasil a Educação Básica e obrigatoria, assim como na Argentina. Além disso, no Brasil a educação infantil começa desde os primeiros meses de vida, e na Argentina é obrigatório a partir dos 3 anos de idade.
Por outro lado, ambos os países têm educação especial e escolas rurais. Também, tanto a Argentina quanto o Brasil têm escolas para adultos que não conseguiram terminar os estudos a tempo. Isso é muito importante para as pessoas que querem progredir.
Em relação à educação básica, em ambos os países o Estado deve garantir que toda a população tenha acesso a ela.
Mas, se falamos de educação universitária, considero que a Argentina tem um sistema educacional melhor que o Brasil. Em ambos os países, este nível educacional não é obrigatório e existem universidades livres e privadas. Mas na Argentina, o acesso à educação universitária é mais acessível para pessoas que também trabalham. Já no Brasil, os planos de estudos são elaborados para dedicação exclusiva, em sua maioria.
Portanto, embora haja muitas semelhanças entre os dois sistemas educacionais, considero que na Argentina há maiores possibilidades de progredir educacionalmente do que no Brasil. Mas, por outro lado, acho que no Brasil o diploma universitário tem mais peso do que no nosso país, pois ter diploma geralmente é garantia de melhores oportunidades de trabalho. Já em nosso país, é necessário fazer uma pós-graduação ou um mestrado para crescer e se destacar.
Fontes:
https://www.pressenza.com/es/2019/08/las-universidades-publicas-en-brasil-son-solo-para-la-gente-rica/
https://www.politize.com.br/sistema-educacional-brasileiro-divisao/
Comentarios
Publicar un comentario